domingo, 27 de julho de 2008

O Verdadeiro Script de Avatar

Há uns meses eu tinha postado aqui uma versão resumida da parte inicial de Avatar, baseada no roteiro que havia vazado há muito tempo, antes mesmo de James Cameron anunciar a produção do filme. Era um pouco confusa e não dava muito pra entender o arco central da trama.

Então, recentemente eu descobri de uma fonte a explicação mais bem feita de como será a história do filme, que pode ser dividida em 3 partes.

Parte 1: Jake se torna parte de um programa que mina recursos de um planeta distante chamado Pandora, que é habitado por uma raça humanóide chamada Na'vi. A empresa criadora do programa desenvolveu um processo que "concebe" Avatares, que são uma combinação de DNA humano e Na'vi. Esses organismos criados que têm a aparência dos Na'vi e DNA humano nas células podem ser ligados à mente doada por uma pessoa. Isso dá aos humanos a habilidade de respirar na atmosfera do planeta e de se comunicar melhor com os aliens. Jake é um veterano de guerra paraplégico que tinha um irmão-gêmeo voluntário desse programa, e um Avatar estava sendo desenvolvido para ele. Mas seu irmão morre, e como cada Avatar custa 20 milhões de dólares para a empresa, Jake aceita tomar o lugar de seu irmão. A ligação entre a mente humana e o Avatar e feita de forma semelhante a Matrix.

Parte 2: Neste planeta, Jake entra num treinamento onde aprende a usar seu corpo Avatar. Ele e outros "controladores" (humanos que são ligados a Avatares) aprendem a sobreviver em Pandora, que é coberta em sua maioria por florestas "tropicais". Estas florestas são habitadas por fantásticas criaturas selvagens, como o Manticore, que é uma espécie de pantera-negra gigantesca de seis patas e uma cauda venenosa, como os escorpiões. Também existe uma criatura chamada Tenticore, que é duas vezes maior que um elefante, usa uma espécie de armadura e tem uma cabeça semelhante a um tubarão martelo. Há também uma outra criatura chamada Slinger, cuja cabeça "falsa" (que se regenera) pode se transformar numa espécie de lança para capturar presas. Todas as espécies de criaturas que moram nas florestas são criação de Cameron.

O estranho campo magnético de Pandora provoca um estranho fenômeno. Várias montanhas e cadeias montanhosas "flutuam" acima do planeta (a fonte não se lembra muito bem para explicar isso, mas diz que isso é muito bem explicado no roteiro).

A empresa do programa Avatar tem um acampamento no meio desta floresta, protegidos das criaturas por torres de guarda e cercas elétricas. Este acampamento é comandado por um homem que só está interessado em explorar os recursos do planeta e em aumentar lucros da empresa, sem se importar com os efeitos que a devastação causa no ecossistema do planeta e em seus aliens.

Parte 3: Ao longo de algumas pequenas aventuras em Pandora, Jake conhece uma verdadeira Na'vi fêmea que lhe ensina como sobreviver no planeta. Ele acaba se sentindo atraído por ela e decide viver como um Na'vi normal, se virando contra os humanos que exploram o lugar. No filme existem várias batalhas entre os Na'vi, liderados por Jake, e o exército humano.

Tanques de guerra gigantescos atravessam as florestas, derrubando árvores três vezes maiores que as Sequoias da Terra. Naves espaciais "costuram" por entre as ávores enquanto atiram nos Na'vi no chão ou nas costas de gigantescas criaturas voadoras. Imagine uma imensa batalha aérea, onde naves se esquivam entre as montanhas flutuantes e cachoeiras, para depois mergulharem para dentro das florestas gigantes.

O clímax do filme terá um quê de apocalíptico e Jake terá um papel importante na batalha. Não sei qual porque eu não quis ler até o fim, mas só esse resumo já dá a entender que o filme será basicamente espetacular, na minha humilde opinião.

0 comentários: