quarta-feira, 23 de julho de 2008

Membro da Equipe de Avatar Conta Detalhes Sobre o Filme

Um membro anônimo da equipe de produção de Avatar contou um pouco sobre os bastidores do filme e foi muito sincero(a) nos comentários. Confira:

"Bem, eu certamente não tenho nenhuma lembrança de piadas ditas no set! Esse é um típico filme de James Cameron. A equipe inteira trabalha super concentrada na maioria do tempo. Mas eu tenho que admitir que o Sr. Cameron é uma pessoa muito simpática, ao contrário do que dizem algumas lendas por aí. Eu acho que ele amadureceu com a idade, o que o faz uma pessoa muito prazerosa de se trabalhar. Ele não tem o ego inflado e perdoa bem quando alguns membros da equipe não deixam as coisas prontas quando ele manda. Ele também trabalha por várias horas ao dia e isso é ótimo para horas-extras, mas horrível quando queremos dormir mais um pouco. Ele é como Peter Jackson, só termina o dia quando não consegue mais se manter de pé.

Eu também tive a oportunidade de ver alguns membros do elenco principal trabalhar e fiquei impressionado com novato australiano, Sam Worthington. O estilo dele está mais para Russell Crowe que para Hugh Jackman, é um cara bastante intenso. Ele leva um tempinho até entrar no personagem, principalmente para ficar nervoso. Numa das cenas que eu vi, ele incorporou tanto que deu um soco numa janela! Ele precisou de uns pontos, e depois que os curativos foram feitos ele precisou de algumas horas para voltar ao personagem. O pessoal ficou um pouco assustado com ele depois disso...

Para um fã de ficção científica com eu, foi simplesmente incrível ficar literalmente ao lado de Jim Cameron enquanto ele dirigia uma cena com Sigourney Weaver. Algumas vezes ele começava as frases com 'Sig, lembra naquela vez em Aliens - O Resgate quando a gente...', eu tive que fazer muita força para que meu queixo não caísse no chão nessas horas! Sigourney é uma pessoa absolutamente adorável. Ela entrava no set e num estalar de dedos já estava dentro do personagem.

Stephen Lang está maravilhoso no filme, ótimo como o coronel durão. Seria perfeito se Arnold Schwarzenegger estivesse em seu papel (como diziam boatos antigos), mas Stephen estava melhor. Giovanni Ribisi também está ótimo em seu papel. Engraçado, sensível e bem, como ele sempre foi. Ele ficava muto tempo no set, mais do que em seu trailer, então ele era bem popular entre a equipe.

Os cenários eram incríveis, a atenção aos detalhes era fenomenal. Eu não os descreverei para não dar nenhuma dica sobre o visual e a história do filme, mas eles eram tão detalhados que alguns diários guardados no set tinham informações importantíssimas sobre o roteiro. Em um cenário tinha um folheto promocional que falava sobre a operação feita em Pandora, um documento de cinqüenta e poucas páginas que basicamente detalhava todo o plano de fundo da história, com figuras e esboços e tudo mais... E o folheto era somente um elemento de cenário que só seria visto numa mesa.

Quanto à tecnologia usada no filme, bem, estou sem palavras. Este será o filme mais avançado já feito em todos os tempos, com esse novo processo 3D usado nas filmagens e nos efeitos especiais inseridos nelas. Esse filme certamente será exibido em grandes salas Imax e em 3D, então cada quadro tem que ser e será em perfeita definição.

As câmeras armazenam informações sobre a posição dos elementos dos sets e nelas há um software que insere os personagens digitais, então é possível ver no monitor o personagem em CGI já durante as tomadas ao vivo. Essa será em breve a forma com que serão feitos os filmes que envolvem personagens digitais com atores em carne e osso. Jim (Cameron) podia movimentar a câmera para qualquer lugar no set e em sua lente ele já via onde os elementos digitais estariam. Assim ele podia fazer uma cena e ali mesmo dar um replay em algum monitor já com todos os elementos digitais previamente adicionados. É de muita validade, eu acho, para um ator saber onde um personagem 'invisível' estará na cena.

Eu não quero (e nem mesmo tenho permissão para) dar informações sobre elementos da história de Avatar, apenas digo que será um grandioso filme de ação e ficção científica com aliens, batalhas e armas. Muitas armas. E Sigourney Weaver.

Eu arriscaria dizer que a Fox não divulgará nenhum material de divulgação (pôster, trailer, etc...) já nesse ano. Na minha opinião, James Cameron é o tipo de gente que não deixa ninguém ver alguma coisa do filme até que esta esteja pronta para ser vista.

Se vocês fossem daqui de Wellington, saberiam o quão estranho é ter por aqui grandes estrelas de filmes andando pela cidade. Mais estranho ainda é saber que o filme de ficção científica mais caro já feito na história está sendo gravado aqui. Tudo isso graças à Peter Jackson que resolveu construir seu império aqui, porque antes da Weta, Mirimar só era famosa pelos seus jardins e pelo fato de os aviões que pousam no aeroporto aqui perto fazerem muito barulho. E em breve isto aqui estará cheio de pessoas baixinhas fazendo os filmes de O Hobbit. Estranho, muito estranho."

0 comentários: