domingo, 2 de dezembro de 2007

Overview da sinopse do filme

As sinopses de Avatar que aparecem frequentemente nos sites especializados em cinema pouco dão a entender sobre o foco central do filme. Eis que com muito esforço eu consegui achar um resumo do roteiro completo.

É que há alguns anos atrás, James Cameron deixou vazar na internet alguns trechos do roteiro inicial do filme. Depois ele conseguiu retirar de alguns sites essas cópias, mas como diz o ditado: "caiu na rede é peixe". Não demorou muito para o roteiro voltar para as mãos dos internautas. Não li muita coisa porque prefiro esperar pra ver o resto na hora de assistir ao filme, dei uma olhada só mesmo pra saber de que se trata a história mesmo. Saiba que esse é o roteiro em uma de suas formas iniciais, muita coisa do que está aí com certeza não vai pro cinema.

A julgar pelo texto, Avatar será um encontro de Aliens com O Senhor dos Anéis. E provavelmente seja a melhor ficção científica em muitos anos.

No futuro, os recursos para a sobrevivência na Terra diminuiram e a situação caótica ficou irreversível, e com isso os humanos criaram programas de pesquisa com a finalidade de encontrar outros planetas com recursos suficientes para a sua sobrevivência.

Com base em seus estudos, os cientistas concluíram que não há outro lugar conhecido rico em recursos quanto é o planeta Pandora. Só que existem vários problemas que dificultam a exploração desse planeta; o lugar fica a cinco anos-luz da Terra e sua atmosfera contém gases tóxicos para os homens. Mas vale a pena gastar vários bilhos de dólares para conseguir um supercondutor chamado unobatainium, bastante abundante no planeta.

Existe uma parceria de empresas chamada RDA que possui uma colônia maçiça em Pandora, feita para minar o unobatainium e vários outros recursos de lá. Jake Sully (Sam Worthington) é um veterano de guerra desiludido com a vida, perdeu o movimento das pernas nos campos de batalha. Jake é um dos raros humanos que possui os genes necessários para a realização do Programa Avatar, e por isso é obrigado a fazer a viagem de três anos à Pandora.

O Programa Avatar foi criado com o intuito de se comunicar com os nativos de Pandora, os Na'vi. Consiste em criar corpos de Na'vis e então estes corpos são controlados externamente por "controladores". Os controladores usam uma espécie de capacete, e seus corpos ficam inconscientes enquanto controlam os seus avatares Na'vi. Apenas uma pequena parte da população humana possui os genes necessários para controlar um avatar, e Jake é escalado por fazer parte dessa minoria.

Jake conhece Grace (Sigourney Weaver), que é também uma Avatar e uma xenobotânica, que acaba virando uma mentora para ele. Grace é a chefe de todo o Programa Avatar.

Jake começa sua vida como um Na'vi. Os corpos dos nativos são bem parecidos com o dos humanos, exceto por serem azuis, mais altos e possuirem expressões felinas. Os Na'vi são também muito fortes, rápidos e mais ágeis que humanos. No início, Jake se sente feliz por poder andar de novo.

O Programa Avatar é apenas uma pequena parte da operação da RDA em Pandora. Há uma tensão entre aqueles do Programa Avatar e e todos os outros da RDA. Enquanto a maioria da Hell's Gate (uma seção da RDA) são negligentes no comando das tropas dependentes do sistema, atacam os Na'vi sem piedade e exploram de forma estúpida os recursos de Pandora, os membros do Programa Avatar são bem frios e competentes, têm muita experiência de vida como Na'vis e são mais amistosos.

Quando você põe estes dois grupos juntos, com certeza alguma coisa vai dar errado...

Durante uma caminhada pelas belas matas de Pandora, um dos soldados da RDA quase atira na Avatar da Grace pensando que seja uma autêntica nativa do planeta. Jake ataca a tropa para proteger a amiga e isso não ajuda em diminuir a tensão entre os dois grupos. Durante essas caminhadas, o Avatares são atacados várias vezes pelos animais do lugar.

Um dia Jake sai para fazer uma expedição sozinho nas matas de Pandora, e acaba se perdendo. É como se uma criança de três anos estivesse perdida no meio do deserto do Saara. Ele tem que enfrentar as várias feras de Pandora (uma delas, diz o roteiro, poderia facilmente comer um T-Rex). E é salvo por uma verdadeira Na'vi, chamada Ney'tiri (Zoe Saldana), uma espécie de princesa de sua tribo e também uma guerreira ágil e forte.

Ney'tiri leva Jake para conhecer sua tribo e mostrar as belezas de Pandora. Jake se sente finalmente bem, depois da desilusão de sua vida. Ney'tiri lhe ensina uma nova forma de olhar a vida. Jake se sente mais vivo com seu avatar. Mas os membros da
Hell's Gate continuam impiedosos e começam a ameaçar a vida dos nativos, e de Jake também. E é aí que começa, pela primeira vez na história do cinema, o conflito onde os vilões são os humanos e os mocinhos são os aliens.

Eu achei super interessante essa premissa. Depois de ter lido ela tenho mais convicção em dizer que esse filme vai revolucionar a forma de se ver e fazer filmes. Com certeza está sendo construído mais um capítulo da história do cinema aqui. 2009 que não chega.


7 comentários:

By RoDriGo disse...

Puts achei q era algo parecido com o desenho.......... q decepção........... Poxa mais q coisa mais decpcionante.......afsss....... tava tão ancioso com o filme??? e as coisas de dominio essas coisas??? E aang?? katara??zuko??? afsss q coisa Sux...

Anônimo disse...

Cara esse nao é o filme do avatar que vc ta pensando...
O do desenho chama The Last Airbender (Live Action). Procura lá no Google. Ainda tá sendo gravado...

Anônimo disse...

Gostei muito do filme.Tem enredo,historia e muito efeito especial que torna este filme dos mais bonitos que eu já vi.Vão ver e vocês me vão dar razão.

Anônimo disse...

Vai ser grande filme !!!!!!!!!

Anônimo disse...

puts, prefiro o desenho, tem um enredo mais interessante, decepção...
ms parece q o filme é massa

Anônimo disse...

ó vai ser massa eu acho mas o mais massa é ser em 3d....
vlw pelo resumo ajudou a saber melhor sobre o filme

leandro disse...

pandora e felinos isso lembra thunderkats